Radiografias Intrabucais

PERIAPICAL

Tem como objetivo mostrar os dentes e os tecidos circunjacentes a seus ápices. Pode ser realizado pela técnica da bissetriz ou técnica do paralelismo. Indicadas para avaliar as relações anatômicas entre as dentições decídua e permanente; a presença de alterações coronárias, tais como processos de cáries, cáries reincidentes sob restaurações; alterações pulpares e dentinárias como cáries, mineralizações, nódulos pulpares e forma da câmara pulpar e dos condutos radiculares; na manipulação dos condutos radiculares, o conhecimento da forma, do tamanho e do número de raízes dentárias; a existência de anomalias dentárias, reabsorções radiculares internas e externas. Quando milimetrada nos proporciona a possibilidade de realizar medições.

 

 

PERIAPICAL BOCA TODA (LEVANTAMENTO PERIAPICAL)

São realizadas 14 radiografias possibilitando examinar todos os dentes e estruturas adjacentes com mais detalhes. Pode ser feita com a técnica da bissetriz ou do paralelismo.

 

 

INTERPROXIMAL (BITE-WING)

Exame das faces interproximais dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar com a finalidade de detectar a presença de processos de cáries nesta região, adaptação marginal de restaurações e presença de lesões periodontais com destruição da crista óssea alveolar.

 

 

OCLUSAL

Revela uma maior área de dentes e tecidos ósseos. Excelente para técnica de localização (corpos estranhos, dentes com má posição no arco, dentes supra numerários, graturas e patologias)

 

 

TÉCNICAS DE LOCALIZAÇÃO (CLARK)

São métodos que utilizam as técnicas radiográficas para localizar estruturas, tais como dentes inclusos, lesões, fraturas, raízes de dentes. Veja abaixo as técnicas mais realizadas.